A Inspeção Termográfica é a técnica de inspeção não destrutiva realizada com a utilização de sistemas infravermelhos para a medição de temperaturas ou observação de padrões diferenciais de distribuição de calor, com o objetivo de propiciar informações relativas à condição operacional de um componente ou equipamento.
Método não destrutivo empregado para determinação do valor aproximado da resistência à compressão superficial do concreto endurecido e de sua uniformidade. O equipamento utilizado no ensaio é chamado de esclerômetro de reflexão.
Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. O ensaio permite estimar sua dimensão, cobrimento e orientação, o que pode ser útil na realização de vistorias em peças estruturais. Para o ensaio de pacometria, utiliza-se um equipamento eletrônico chamado pacômetro, que funciona por indução magnética.
O fissurômetro é o instrumento utilizado para medição ou avaliação do progresso de uma fissura. Existem fissurômetros apenas para medição, ou seja, uma régua simples, e fissurômetros para a acompanhamento da evolução da manifestação patológica.
Ensaio feito através de um Medidor de umidade capaz de localizar rapidamente e pontuar os problemas de umidade.
Ensaio de resistência à tração ou "teste de arrancamento” verifica a interação e a aderência entre as camadas constituintes do revestimento (base, ligação e acabamento). Determina qual das suas interfaces tem menor resistência às tensões atuantes. O método é prescrito pela ABNT NBR 13.528.
Ensaio simples, de baixo custo e excelente indicador de corrosão. Parcialmente destrutivo, havendo necessidade de reparo após o ensaio
Mapeamento para avaliação da probabilidade de corrosão das armaduras antes que a estrutura atinja estado avançado de deterioração, determinando as áreas a serem reparadas ou reforçadas. Ensaio normalizado pela ASTM C-876.